domingo, 23 de outubro de 2011

Brincadeiras naturais

Já falei aqui sobre o impacto de jogos eletrônicos sobre o desenvolvimento. Reintero minha opinião e acrescento que atividades que restringem o movimento corporal ou que não o promovem e estimulem, prejudicam o desenvolvimento psicomotor, o processamento visual e o auditivo.

A psicomotricidade relaciona-se aos sentidos cinestésico e vestibular. Sempre nos foi dito vulgarmente que o homem tem cinco sentidos. Mas a ciência acrescenta-nos ainda os dois acima relacionados. O sentido cinestésico refere-se à percepção que temos do nosso corpo em relação a si próprio. Mesmo sem utilizar a visão é possível saber onde estão braços e pernas, em que posição estão cada uma das mãos e pés. Com o sentido vestibular nos referimos à capacidade de ter consiciência do nosso corpo em relação ao solo. Neste, utilizamos o labirinto cujo líquido sofre influência da gravidade e receptores informam ao cérebro sua posição. Estes dois sentidos trabalham juntos informando o sistema central de forma a podermos nos movimentar ou permanecermos parados.

A coordenação de músculos e informações é estabalecida e fortalecida com o uso. Nascemos com esta capacidade, mas ela tem que ser desenvolvida. Um bebê apresenta movimentos des desordenados e cresce em direção ao auto-domínio. A movimentação coerente, ritmada, a boa mira, o alcance de objetos móveis, são aquisições no escopo da psicomotricidade. Pressionar, segurar um objeto e realizar movimentos determinados com ele também são da ordem da psicomotricidade. São ações necessárias para a escrita.

Aqui é possível perceber com muita clareza que várias informações devem ser coordenadas, analisadas e, posteriormente, utilizadas. Este raciocínio é fácil quando o foco é movimento, mas talvez não seja tão claro para visão e audição. A organização dessas informações é chamada de processamento. Talvez seja um paralelo com a teoria dos computadores.

Assim, temos o procesamento visual e o auditivo. Estes dois não se relacionam à área médica correspondente aos órgãos. Isto torna complicada a detecção de problemas, pois a nossa sociedade é centrada em defeitos clínicos e não funcionais, como é o caso do que tratamos aqui. Quando há problema, os pais levam os filhos aos médicos que detectam defeitos ou dificuldades e não encaminham os pacientes para outros profissionais.

O processamento visual é a junção das informações que vêm de cada olho. Se os olhos não focalizam a mesma coisa, temos um problema no procssamento. Isto ocorre, de forma simplificada, pela diferença de tônus muscular dos olhos. Sim, os olhos têm músculos que os fazem mover-se em todas as direções e os impedem de girar para trás. É fácil pensar que todos os movimentos que ocorrem ou podemos executar são realizados por músculos, sejam lisos ou estriados. Que me corrijam os especialistas no assunto. Temos trÊs pares de músculos em cada olho e eles estão sincronizados entre os dois olhos. A falta de tônus em um músculo de um olho já faz com que seu movimento não seja completo, provocando a distorção na junção das imagens.

Enfim, o processamento auditivo refere-se à decodificação dos estímulos elétricos traduzidos da vibração causada pelo som a nível cerebral. De forma simples, a informação não é compreendida quando há falha no processamento. Neste caso, temos uma surdez funcional. Clinicamente tem-se o aparelho auditivo perfeito. Suas funções e estruturas estão preservadas, mas, por algum motivo, o cérebro não decodifica suas informações.

Por que falo destes três elementos se no início da postagem referí-me a jogos eletrônicos? Porque as brincadeiras ao ar livre - subir em árvores, conhecer pássaros pelo canto e localizá-los, brincar com formigas, pular corda, brincar de bola, jjogar pique-pega, jogar bola de gude ou biloca (se preferirem), ouvir histórias, brincar de finca, bocha, fazer e soltar pipa, correr atrás de pipa voada, brincar de elástico, pular amarelinha, brincar de esconde-esconde, cabra-cega - proporcionam o desenvolvimento do processamento auditivo, visual e da psicomotricidade, necessários para uma vida saudável.

A busca de escolinhas de esporte pelos pais modernos é bastante saudável, eu assim o considero. Entretanto, os esportes direcionados e os jogos em X-box (bem melhores que os sedentários vídeo-games clássicos) não suprem em força, agilidade, diversão aprendizagem e prazer as brincadeiras "naturais". Basta pensar na localização de um fruto maduro, a observação do caminho para chegar nele, a subida na árvore (força, agilidade, raciocínio motor), o alcance da fruta, o desfrute saboroso do objeto conquistado, a nutrição biológica, psicológica e social resultante.

Parques, chácaras e acampamentos podem propiciar este desenvolvimento caso as crianças sejam estimuladas pelos pais. Digo isso porque não se deve esperar que uma criança criada em apartamento suba numa árvore assim que a veja ou reconheça uma fruta pelo pé. A insegurança das cidades faz com que a criação dos filhos se torne uma tarefa muito mais complicada do que outrora foi.

Deixo como sugestão para os pais que aproveitem esta indicação de atividade com os filhos para desestressar de seus problemas cotidianos. Pensem que os aparelhos e a indústria modernos já economizam muito do nosso tempo. Imagine quanto tempo deve ser gasto para se plantar, colher, secar, torrar, moer, coar para que finalmente se possa tomar um café. Este tempo economizado deve ser investido em seres humanos mais saudáveis. Ofereça exemplos de saúde ao seu filho.

E para você, psicóloga/o latente ou profissional, oriente o seu cliente a abandonar atos auto-destrutivos. Estimule o convívio com a natureza indicando com ações simples. Nossos corpos, intelecto, crianças e futuro agradecerão.

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